Comunicação Social do MPPR

Formação MPPR em Cascavel inicia nova etapa da campanha Drink Premiado com curso para motoristas e serviço comunitário com vítimas de acidentes 16/04/2018

Em Cascavel, Oeste paranaense, motoristas que cometem certos tipos de crimes de trânsito – como consumir bebidas alcoólicas e dirigir, por exemplo – têm a opção de participar de curso para conscientização dos riscos que envolvem certos comportamentos ao volante como alternativa ao processo judicial. A iniciativa, coordenada pelo Ministério Público do Paraná, por meio da 5ª Promotoria de Justiça da comarca, é realizada em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans) de Cascavel.

A primeira turma do curso reuniu 21 pessoas, que participaram de quatro horas de aula na sede do Batalhão da PM, em Cascavel, na última quinta-feira, 12 de abril. Ficou estabelecido que os próximos encontros serão realizados sempre na segunda quinta-feira do mês.

Serviço comunitário – Além das aulas, também como forma de conscientizar os motoristas, foi firmado na semana passada convênio com o Hospital Universitário da Unioeste para que réus condenados por crimes de trânsito possam substituir a pena (quando igual ou inferior a um ano de reclusão) por prestação pecuniária (multa) ou serviço comunitário na seção de reabilitação de vítimas de trauma da unidade hospitalar.

A parceria foi viabilizada por meio do Patronato Penitenciário de Cascavel, órgão que dá cumprimento às penas por crime de trânsito. A 5ª Promotoria de Justiça busca outras clínicas de reabilitação da cidade para fechar acordos semelhantes.

Drink Premiado – O curso e a atuação junto a pacientes que sofreram traumas de trânsito são uma segunda etapa do projeto Drink Premiado, iniciativa iniciada em janeiro deste ano pelo Conselho Comunitário de Segurança Pública de Cascavel (Conseg), em parceria com várias entidades. O trabalho foi desenvolvido a partir de sugestão do MPPR, por conta dos altos números de acidentes causados por motoristas alcoolizados nos municípios da comarca.

Como parte da campanha são realizadas ações educativas em locais de compra ou consumo de bebidas. A proposta é lúdica: as pessoas abordadas são convidadas a girar a roleta do “drink premiado”, que indica “prêmios” como multas, acidentes e prisão. A ideia é informar os cidadãos a respeito da legislação de trânsito e dos riscos ligados ao consumo de álcool e direção, de forma leve e direta, falando especialmente com o público jovem.

Clique aqui para acessar a página da campanha e o vídeo promocional.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4469

Recomendar esta notícia via e-mail: