Comunicação Social do MPPR

Cidadania

21/08/2019

MPPR lança em Paranaguá campanha “É doando que se vive”, para conscientização de alunos da rede municipal de ensino sobre doação de órgãos

A 4ª Promotoria de Justiça de Paranaguá, no Litoral paranaense, lança nesta quarta-feira, 21 de agosto, a campanha “É doando que se vive”, de conscientização sobre a doação de órgãos. O projeto, idealizado pelo Ministério Público do Paraná em parceria com as Secretarias Municipais de Comunicação Social, de Educação e de Saúde de Paranaguá, visa divulgar para os alunos do 3º ao 5º anos da rede municipal de ensino informações sobre doação de órgãos. A intenção é que os estudantes possam colaborar para a conscientização da população, como agentes de transformação.

Para a divulgação da campanha, foram elaborados diversos materiais, como vídeo, gibi, jingle e fantoches para a realização de teatro para as crianças. Esses materiais deverão ser utilizados pelos professores em sala de aula, levando assim o tema para as crianças. O encerramento da campanha está previsto para 31 de outubro, quando será realizada exposição de trabalhos produzidos pelos alunos.

Recusa da família – Dados divulgados em novembro do ano passado pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos indicam que a recusa da família é a principal causa da não doação de órgãos no país, o que representa 44% da não concretização de doação de potenciais doadores – daí a importância da conscientização para mudar esse quadro.

As entidades envolvidas no projeto pretendem incentivar sua transformação em lei municipal, de modo que possa ser incorporado às políticas públicas do município e assim permanecer como parte do currículo escolar em Paranaguá.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4249

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem