Comunicação Social do MPPR

09/04/2019 - Testamento vital e direitos de pacientes terminais - Marcelo Paulo Maggio

Marcelo MaggioA tecnologia e os novos tratamentos clínicos permitem a manutenção de um paciente vivo por um longo tempo, mesmo quando não há chance de cura. Mas, afinal, é possível que a pessoa deixe “registrado” o tratamento a que quer ser submetida em caso de doença incurável ou de alguma situação em que não há possibilidade de recuperação? O que diz a legislação? Quais os direitos do doente, de seus familiares e dos médicos envolvidos?

Nesta semana, no MP no Rádio trata desse tema, com destaque para a questão do “testamento vital”, uma manifestação “oficial” do paciente terminal. O convidado do programa é o promotor de Justiça Marcelo Paulo Maggio, do Ministério Público do Paraná, que atua na Promotoria de Justiça de Proteção à Saúde Pública de Curitiba.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Democracia – Na edição da semana passada, o programa falou sobre democracia, termo destacado já no primeiro artigo da Constituição Federal de 1988, mas muitas vezes não compreendido. O entrevistado é o procurador de Justiça Mauro Sérgio Rocha, do MPPR, que também é professor universitário, especialista na área de Direito Constitucional. Durante a conversa, ele explica o conceito de democracia, define o que seria um regime antidemocrático e destaca o papel do Ministério Público e da população na defesa do estado democrático. A entrevista pode ser ouvida aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem