Comunicação Social do MPPR

02/01/2018 - Direito à educação infantil - Hirmínia Dorigan de Matos Diniz e Mariana Seifert Bazzo

Em aproximadamente um mês, começará o ano letivo, mas para muitas famílias com crianças pequenas, de zero a cinco anos, 2018 será mais um ano de espera por uma vaga na educação infantil, que inclui creche e pré-escola. Apesar de ser um direito fundamental garantido às crianças, previsto inclusive na Constituição Federal de 1988, isso nem sempre é respeitado – só em Curitiba, há perto de 7 mil crianças de zero a cinco anos à espera de uma vaga da educação infantil.

Além do prejuízo às crianças, a falta de escola para essa faixa etária prejudica diversas famílias, notadamente mulheres que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos. Muitas chegam a abrir mão do emprego por isso. Outras acabam tendo que pedir ajuda a parentes, amigos, e até mesmo a vizinhos, o que nem sempre significa garantia de um bom atendimento às crianças e alívio a essas mulheres.

Para falar sobre esse assunto, recebemos no MP no Rádio as promotoras de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz e Mariana Seifert Bazzo, do Ministério Público do Paraná.

Clique aqui para baixar o bloco um (8min05s) e aqui para o bloco dois (6m24s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (13min41s). Se você só quer ouvir o programa, clique aqui.

Dras Mariana e Hirmínia

Passagens para idosos – A edição da semana passada do programa falou sobre o direito da população idosa, ou seja, de pessoas com mais de 60 anos, a passagens de ônibus gratuitas no transporte intermunicipal, entre outros direitos. A entrevistada foi a procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, do MPPR. Clique aqui e ouça a entrevista.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem