Comunicação Social do MPPR

16/06/2020 - Dia Mundial do Refugiado: xenofobia - Rafael Machado Moura e Ana Vanessa Bezerra

MP no RádioNesta semana, em 20 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, data estabelecida em 2001 pela Assembleia Geral das Nações Unidas para homenagear as pessoas que, em razão de situações extremas, como guerras e perseguições, são obrigadas a deixar seu país. O MP no Rádio trata de algumas das grandes dificuldades enfrentadas pelos refugiados quando buscam um novo lugar para se estabelecer: o preconceito e a xenofobia.

Os entrevistados são os promotores de Justiça Rafael Osvaldo Machado Moura e Ana Vanessa Fernandes Bezerra, do Ministério Público do Paraná. Durante a conversa, eles explicam como essas situações são enquadradas na esfera criminal, destacam os direitos garantidos aos refugiados e indicam como as pessoas podem buscar ajuda das autoridades – mesmo os que ainda não estão com a situação de imigração regularizada.

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Para promover a questão, a Agência da ONU para Refugiados vai divulgar nos próximos dias o relatório “Tendências Globais: Deslocamento forçado em 2019”, com números sobre o tema, e também várias lives. A programação completa pode ser acessada aqui.

Pandemia e criminalidade – Na semana passada, o MP no Rádio abordou os reflexos das políticas de contenção da pandemia do coronavírus na esfera criminal, com entrevista do promotor de Justiça Ricardo Casseb Lois, que integra o Grupo de Atuação Especial de Segurança Pública, o Gaesp, unidade do MPPR que tem ações dirigidas para a área criminal. Clique aqui e confira a entrevista.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem