Comunicação Social do MPPR

23/01/18 - Telemarketing invasivo - Maximiliano Ribeiro Deliberador

Ligações de telemarketing, o chamado “telemarketing invasivo”, são ferramentas de comunicação bastante polêmicas. Quem já passou pelo inconveniente de ser acordado por um telefonema anunciando um produto que não pediu ou recebeu uma ligação no trabalho de uma empresa oferecendo serviços que nunca solicitou ou mesmo aquele “alô” de um político anunciando numa gravação seu desejo de votos sabe como isso pode ser chato. Afinal, as empresas podem ligar deliberadamente atrás de possíveis clientes?

Para falar sobre o que as empresas podem ou não fazer em matéria de telemarketing e explicar como não receber esse tipo de ligação o MP no Rádio recebe hoje o promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba.

Clique aqui para baixar o bloco um (6min55s) e aqui para o bloco dois (8m25s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (14min33s). Se você só quer ouvir o programa, clique aqui.

Maximiliano Ribeiro Deliberador

Sistema de alerta da Defesa Civil – O programa da semana passada falou sobre o sistema de alerta da Defesa Civil que avisa a população via SMS a respeito de eventos meteorológicos extremos, como vendavais e enchentes, comuns nos meses do verão. A ferramenta foi criada a partir da Lei 12.340/14, que trata da prevenção ao risco de desastres e obriga as empresas de telefonia móvel a transmitirem gratuitamente informações de alerta à população. O entrevistado é o tenente Marcos Vidal da Silva Júnior, da Seção Operacional da Defesa Civil do Paraná, e a conversa pode ser ouvida aqui.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem