Comunicação Social do MPPR

05/06/2018 - Dia Mundial do Meio Ambiente: a questão dos agrotóxicos - Alexandre Gaio

Na semana em que se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, o MP no Rádio trata de um tema importante ligado a essa área e que afeta direta ou indiretamente a todos: os agrotóxicos. Dossiê sobre os impactos desses produtos na saúde, produzido pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, indica que um terço dos alimentos consumidos no Brasil tem resíduos de veneno. Também tramita no Congresso Nacional um projeto de lei polêmico, o PL 6.299/2002, que, se aprovado, deve flexibilizar ainda mais a gestão dos agrotóxicos no país, dificultando a fiscalização por órgãos sanitários e ambientais. Com um detalhe relevante quanto ao Paraná: o Estado é o terceiro maior consumidor de agrotóxicos do país.

Para falar sobre o assunto, o convidado é o promotor de Justiça Alexandre Gaio, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo do Ministério Público do Paraná. Durante a conversa, ele fala sobre a importância da discussão sobre os agrotóxicos, destaca a atuação do MPPR em relação a esse tema, aborda as alternativas para diminuir o uso desse tipo de produto e comenta as possíveis implicações do PL 6.299/2002.

Clique aqui para baixar o bloco um (7min01s) e aqui para o bloco dois (9m22s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (15min35s). Se você quer somente ouvir o programa, clique aqui.

Alexandre Gaio

Prioridades do Ministério Público – A entrevista da semana passada falou sobre pesquisa do Conselho Nacional do Ministério Público, aberta à participação de toda a comunidade, sobre quais ações e áreas devem ser priorizadas pelo Ministério Público em todo país. O resultado do levantamento, que pode ser acessado até o dia 8 de junho, será utilizado pelo CNMP para orientar a elaboração do Planejamento Estratégico Nacional do Ministério Público brasileiro para o período 2020 a 2029. Quem falou sobre o tema foi o promotor de Justiça Murilo Cézar Soares e Silva, que atua na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Estratégico do MPPR. Clique aqui e confira.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem