Comunicação Social do MPPR

19/06/2018 - Direitos dos refugiados - Rafael Osvaldo Machado Moura e Natasha de Lima

O dia 20 de junho é o Dia Mundial do Refugiado, data instituída pela Organização das Nações Unidas. Em todo o mundo, conforme dados da ONU, há cerca de 65 milhões e 600 mil pessoas refugiadas, ou seja, gente que foi obrigada a deixar seu país de origem por questões diversas, como catástrofes naturais, guerras e perseguições políticas ou religiosas. No ano passado, segundo o Ministério da Justiça, 33.800 pessoas solicitaram refúgio no Brasil.

Para falar sobre essa questão, tema de uma reunião de trabalho que será realizada nesta semana no Ministério Público do Paraná, o MP no Rádio recebe o promotor de Justiça Rafael Osvaldo Machado Moura, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção aos Direitos Humanos, unidade do MPPR, e também a estudante de medicina Natasha de Lima, refugiada da Venezuela.

Clique aqui para baixar o bloco um (7min41s) e aqui para o bloco dois (7m53s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (14min35s). Se você quer somente ouvir o programa, clique aqui.

Na quinta-feira, 21 de junho, o MPPR promove reunião pública para discutir os direitos desse segmento da população. O encontro será realizado no auditório da sede da instituição, na Rua Marechal Hermes, 751, em Curitiba, a partir das 19 horas. Os interessados em participar podem inscrever-se pelo e-mail constitucional@mppr.mp.br ou pelo telefone (41) 3250-4916. Clique aqui e saiba mais.

Natasha de Lima e Rafael Osvaldo

Educação – O MP no Rádio falou na semana passada sobre a obrigatoriedade do ensino e a importância da educação e sobre alternativas ao sistema educacional tradicional, como o “homeschoooling”, em que a criança recebe instrução em casa, sem ir à escola. A entrevistada foi a promotora de Justiça Luciana Linero, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, do MPPR. A conversa pode ser acessada aqui.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem