Comunicação Social do MPPR

23/10/2018 - 30 anos da Constituição Federal - Mauro Sérgio Rocha

Mauro RochaNeste mês, a Constituição Federal Brasileira, a chamada “Constituição Cidadã”, completou 30 anos. Para falar sobre os avanços e garantias que o texto constitucional trouxe para todos os brasileiros, o programa MP no Rádio desta semana recebe o procurador de Justiça Mauro Sérgio Rocha, do Ministério Público do Paraná.

Durante a conversa, ele fala a respeito das mudanças e garantias conquistadas em diversas áreas a partir de 1988, analisa alguns pontos polêmicos e explica a importância da Constituição para a efetivação de direitos, bem como os riscos de uma eventual “nova constituinte” para alteração do que hoje está em vigor.

 

Entrevista completa

Entrevista em partes - bloco um

Entrevista em partes - bloco dois

 

Nova etapa com a Fempar – O MP no Rádio inicia nesta semana uma nova fase: a parte técnica do programa agora passa a ser executada com apoio da Fundação Escola do Ministério Público (Fempar). A produção segue a cargo da equipe da Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Paraná. As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Especial Constituição – Ainda sobre a Constituição Federal, a Assessoria de Comunicação do MPPR preparou uma matéria especial para marcar os 30 anos do texto constitucional. Além do depoimento de pessoas que participaram da constituinte, há entrevistas sobre as mudanças que a CF trouxe a diversas áreas, como infância, educação, saúde, conumidor, patrimônio público, etc. O hotsite pode ser acessado aqui.

Pensão alimentícia – O MP no Rádio na semana passada falou a respeito de pensão alimentícia, um dos temas que mais leva as pessoas a buscarem atendimento no MPPR. A entrevistada foi a promotora de Justiça Vivian Patricia Fortunato, que atua na 8ª Vara da Família de Curitiba. Durante o programa, ela explica como se dá a atuação do Ministério Público nas questões relacionadas a pensão, fala sobre quem tem direito a esse tipo de benefício, como é definido o valor, por quanto tempo ela deve ser paga, o que acontece quando a pessoa que deve pagar não tem condições e como funciona a prisão nessas situações, entre outras questões. Clique aqui e acesse.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem