Comunicação Social do MPPR

Assuntos Administrativos

30/03/2012

Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Estado do Paraná e o Banco do Brasil S.A.para utilização do sistema Licitações-e

Na sexta-feira, 30 de março de 2012, foi firmado Acordo de Cooperação Técnica entre o Ministério Público do Estado do Paraná e o Banco do Brasil S.A. para utilização de sistema eletrônico de licitações denominado Licitações-e, como forma de modernização dos procedimentos atualmente empregados.

A modalidade licitatória denominada Pregão Eletrônico é utilizada por órgãos públicos brasileiros para viabilizar contratos administrativos de bens e serviços comuns visando, basicamente, aumentar a quantidade de participantes e baratear o processo licitatório.

As principais características do Licitações-e, são:

►    Incrementar a competitividade, dar oportunidade à negociação aberta, permitir ajustes das propostas com base no conhecimento mútuo dessas entre os participantes.
►    Desburocratizar os procedimentos para habilitar e conduzir processos licitatórios de forma a permitir maior agilidade nas aquisições de bens e serviços comuns.
►    Garantir transparência às aquisições.
►    Ampliar a oportunidade de participação dos fornecedores visto que as licitações via internet dispensam a presença física dos interessados.
►    Reduzir custos, pois permite a negociação entre comprador e fornecedor por meio de canais de distribuição já existentes.
►    Inibir ou até mesmo eliminar o risco de formação de cartéis.
►    Modernizar os procedimentos licitatórios
►    Agregar segurança nos processos.

Segundo o Coordenador Executivo da SUBADM, Eliezer Gomes da Silva a nova modalidade licitatória propiciará maior transparência e competitividade dos procedimentos de aquisição de bens e serviços por facilitar a participação, em tese, de empresas de todo o território nacional, em relação aos itens em que o pregão eletrônico se mostre especialmente oportuno.

.

.

.

.

.


 
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem