Comunicação Social do MPPR

Evento

13/09/2019

Novidades tecnológicas no MP são apresentadas em eventos nacionais

Dois eventos nacionais relacionados a inovação e tecnologia foram sediados pelo Ministério Público do Paraná nesta semana. A 6ª Mostra de Tecnologia do MP Brasileiro, promovida pelo Conselho Nacional do Ministério Público, em parceria com o MPPR, ocorreu de quarta a quinta-feira, 11 e 12 de setembro. Na sequência, na quinta e sexta-feira, dias 12 e 13, representantes de outras instituições do sistema de justiça e de empresas fizeram apresentações no Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação do MP.

Mostra de Tecnologia – O primeiro evento, na sede do MPPR, em Curitiba, apresentou novidades tecnológicas (softwares e soluções) utilizadas em diversas unidades do MP brasileiro. Com o tema “Soluções tecnológicas para o Ministério Público”, a mostra possibilitou a troca de conhecimentos, com a possibilidade de compartilhamento de diferentes soluções entre as unidades ministeriais do país. Ao longo dos dois dias do evento, houve 44 apresentações, levadas à 6ª Mostra por 22 unidades do MP.

Na sessão de encerramento, o coordenador-geral do Fórum Nacional de Gestão do CNMP, Carlos Eduardo Almeida Martins de Andrade, ressaltou o enorme avanço tecnológico experimentado pelo Ministério Público brasileiro desde a mostra anterior, em 2017. Ele citou, por exemplo, a qualidade dos projetos apresentados, o visual gráfico, a facilidade de uso e, sobretudo, o avanço em relação ao uso da ciência de dados, o que possibilita a análise de grandes volumes de dados.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Estratégico, Marcos Bittencourt Fowler, por sua vez, destacou a possibilidade de intercâmbio entre as várias unidades do MP brasileiro na área de tecnologia, com a troca de ferramentas que podem ser utilizadas imediatamente, não só na área administrativa, mas inclusive na atuação finalística.

Encerrando o evento, o procurador-geral de Justiça do MPPR, Ivonei Sfoggia, afirmou considerar fundamental a troca de experiências e boas práticas, não apenas na área de tecnologia, mas em todas as áreas de atuação do MP. Para ele, trata-se de uma questão de sobrevivência da instituição. “Juntos, seremos muito mais fortes”, declarou.

Encontro Nacional – Simultaneamente ao encerramento da 6ª Mostra de Tecnologia do MP Brasileiro, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Estratégico, Marcos Bittencourt Fowler, abriu o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação do MP, programado em seguida, de modo a possibilitar a participação de todos os interessados que estiveram na mostra. Enquanto a 6ª Mostra apresentou soluções internas das diferentes unidades ministeriais, o Encontro Nacional apresentou sistemas de outras instituições do sistema de justiça e de empresas.

O Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação do MP começou com a apresentação simultânea de dois workshops: Storytelling, a cargo de Fernando Palacios, e Justiça Exponencial com Método Data Drive Canvas (Gruposw), por Ademir Piccoli. Na sexta-feira, 13 de setembro, o evento prosseguiu com diversas palestras e painéis que apresentaram novidades tecnológicas e discutiram desafios atuais na área de inovação. Além disso, no térreo do segundo bloco do edifício-sede do MPPR em Curitiba, estiveram expostos estandes de empresas que apresentam soluções tecnológicas que podem ser utilizadas pelas instituições do sistema de justiça.

Veja mais informações sobre o Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação do MP.

Acesse a programação completa da 6ª Mostra de Tecnologia do Ministério Público Brasileiro. Veja mais informações no site do CNMP.

No site do MPPR, pode ser lida a cobertura do primeiro dia da 6ª Mostra.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4249

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem