Comunicação Social do MPPR

Institucional

13/03/2012

POSSE - Colégio tem novo procurador de Justiça

O Colégio de Procuradores do Ministério Público do Paraná recebeu na última quarta-feira (14) um novo integrante. Vani Antonio Bueno, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Curitiba (Gaeco), tomou posse como procurador de Justiça, em solenidade que lotou o auditório Ary Florêncio Guimarães, na sede da instituição.

O novo procurador foi homenageado, em nome do Colégio, pelo procurador de Justiça Leonir Batisti, coordenador estadual do Gaeco e, em nome da Associação Paranaense do Ministério Público, por seu presidente, Wanderlei Carvalho da Silva. Ambos destacaram o caráter, a perseverança e a competência de Vani durante sua carreira na instituição.

Em seu discurso, o novo procurador contou um pouco de sua história de vida, marcada pelo esforço, persistência e valorização das pessoas que fizeram parte de sua trajetória. Criado pelos avós, assim como o primo, também promotor de Justiça, Divonzir José Borges, Vani estudou para o concurso de cadete da Polícia Militar junto com Divonzir. Ambos passaram a integrar a Academia Militar do Guatupê, em 1970, experiência que muito contribuiu para terminar de forjar sua personalidade e desenvolver o respeito pela Polícia Militar do Paraná, instituição com quem continuou estreito relacionamento nos muitos anos em que atuou na antes Promotoria de Investigação Criminal e no atual Gaeco.

Também em conjunto, os primos estudaram para o concurso do MP-PR. Trabalhando de dia, faziam curso preparatório à noite e ainda estudavam todos os dias até as duas horas da manhã. Divonzir passou e tomou posse em 13 de junho de 1988, o ano da Constituição Cidadã. No mesmo dia, exatamente dois anos depois, em 13 de junho de 1990, Vani tomou posse como promotor do MP-PR, iniciando uma carreira marcada por muito trabalho e grandes amizades. Formado em Direito pela PUC-PR, com pós-graduação em Processo Penal pela mesma instituição de ensino, atuou como promotor de Justiça em Campo Mourão, Campina da Lagoa, Cianorte, Chopinzinho, Mangueirinha, Coronel Vivida, Laranjeiras do Sul, Guaraniaçu, Paranaguá e Curitiba, onde trabalha desde 1995. É professor de Prática de Processo Penal na Fundação Escola do Ministério Público.

Finalizando a solenidade, o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, lembrou da atuação de Vani ao longo da carreira, notadamente na área de controle externo da atividade policial. Aproveitou, ainda, a ocasião, para anunciar que o novo procurador será designado para atuar na coordenação do Setor de Crimes Cometidos por Prefeitos.

Autoridades - Muitas autoridades participaram da solenidade de posse, entre as quais, compondo a mesa: o procurador-geral de Justiça, o sub-corregedor-geral do MP-PR, Geraldo da Rocha Santos, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Lineu Walter Kirchner, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional, Bruno Sergio Galatti, a desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná, representando o presidente do TJ-PR, Denise Kruger Pereira, representando os advogados do Estado do Paraná, Floriano Galeb, o presidente do Conselho Estadual das Igrejas do Evangelho Quadrangular do Paraná, pastor Irineu Rodrigues, o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, procurador de Justiça Wanderlei Carvalho da Silva, o ouvidor-geral do MP-PR, procurador de Justiça Carlos Aldir Loss e o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Roberson Luiz Bondaruk.

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani

Posse Dr Vani




15/03/2012
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem