Comunicação Social do MPPR

MP no Rádio

30/06/2020

Programa destaca nova ferramenta sobre gastos municipais com a infância

MP no RádioDentro da série de entrevistas especiais pelos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, celebrados em julho, o MP no Rádio apresenta nesta edição um projeto dirigido ao controle dos gastos públicos feitos pelos municípios paranaenses com a área da infância e juventude, a plataforma Orçamento Criança e Adolescente (OCA). Trata-se de uma ferramenta desenvolvida pelo Ministério Público do Paraná e pelo Centro Marista de Defesa da Infância que permite que a população fiscalize a aplicação desses recursos.

Para falar da OCA e de como as prefeituras têm a obrigação legal de priorizar no orçamento projetos que atendam as crianças e adolescentes, o programa recebe a promotora de Justiça Luciana Linero, do Ministério Público do Paraná, e a analista de Projetos do Centro Marista de Defesa da Infância, Débora Reis.

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Prioridade absoluta – Para mais detalhes sobre a OCA e acesso à plataforma, leia aqui matéria produzida pela Assessoria de Comunicação do MPPR. A prioridade orçamentária à área da infância e juventude pelos gestores públicos é assegurada na lei federal 8.069/1990, o Estatuto da Criança e do Adolescente, publicado em 13 de julho de 1990.

Uso de drogas – Na semana passada, dentro da campanha Junho Paraná sem Drogas, iniciativa instituída no Paraná por lei estadual em 2017, o MP no Rádio tratou do combate ao uso e ao tráfico de drogas. O entrevistado é o promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, que coordena o Projeto Semear, ação estratégica do Ministério Público do Paraná relacionada ao tema. Ouça aqui a entrevista, que aborda também o consumo abusivo de drogas – inclusive lícitas, como o álcool – durante a pandemia.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem