Comunicação Social do MPPR

Institucional

19/03/2012

MP-PR recebe dois novos procuradores de Justiça

Júlio Cesar Caldas e Sylvio Roberto Degasperi Kuhlmann tomaram posse nesta segunda-feira, 19 de março, como procuradores de Justiça, em solenidade realizada no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça. Os novos integrantes do Colégio de Procuradores foram cumprimentados pelo orador da APMP, Marcelo Balzer Correia, que ressaltou a atuação dos dois empossandos durante a carreira no MP-PR, e pelo procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto.

O procurador-geral pontuou a atuação de Júlio na Associação Paranaense do MP, na coordenação de Grupo de Estudos do MP-PR e no trabalho em Ponta Grossa, sobretudo quando da instalação da Promotoria de Justiça das Comunidades na comarca. Em relação à Sylvio, o procurador ressaltou a atuação como promotor integrante da Corregedoria-Geral do MP e também no Setor de Recursos Criminais. Lembrou ainda que Sylvio presidiu o inquérito civil nº 1/96, que visava verificar a instalação dos Conselhos da Infância e Juventude no Estado e dos Conselhos Tutelares, com a efetiva participação da sociedade civil.

“O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a contar com os Conselhos de Direitos em todos os municípios”, ressaltou Olympio, acrescentando: “Os dois novos procuradores cumpriram com o dever funcional de atuar no espaço da Justiça como espaço de luta para a transformação social”.
Em sua fala, Julio César Caldas falou da alegria de chegar ao segundo grau, após intensa atuação como promotor de Justiça, enquanto Sylvio Kuhlmann relembrou algumas histórias de sua carreira, ressaltando a importância das prerrogativas institucionais do Ministério Público, sobretudo neste momento de intensas demandas sociais.

Júlio e Sylvio foram promovidos ao cargo de procuradores de Justiça pelo Conselho Superior do MP-PR na sessão de 28 de fevereiro.

Formado em Direito pela Universidade Federal do Paraná, Sylvio Roberto Degasperi Kuhlmann ingressou na instituição em 1990. Atuou nas comarcas de Umuarama, Icaraíma, Assis Chateaubriand e Curitiba. Na capital, foi promotor de Justiça no Tribunal do Júri, nas Varas Criminais, nas Varas Cíveis e na 1ª Promotoria dos Direitos Constitucionais. Atuou no Setor de Recursos Especiais Criminais, bem como nos Centros de Apoio da Criança e do Adolescente e de Proteção aos Direitos Humanos. Foi ainda promotor assessor da Corregedoria-Geral do Ministério Público. É mestre em Direito pela UFPR. Atualmente também é professor de pós-graduação em Direito Processual Penal da Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Julio César Caldas graduou-se em Direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, em 1987. Ingressou no MP-PR em 1990. Desde então, atuou nas comarcas de Irati, Corbélia, Imbituva, Cruzeiro do Oeste, União da Vitória, Astorga, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa, onde trabalhou por 15 anos. Foi secretário da Associação Paranaense do Ministério Público durante quatro mandatos. Na APMP, entre outras ações, foi coautor e coidealizador da JUSPREV e responsável pelos estudos que culminaram na reformulação do estatuto da entidade. É fundador do Grupo de Estudos de Ponta Grossa (Jerônimo de Albuquerque Maranhão) e ex-professor da FEMPAR (Núcleo de Ponta Grossa) e da Escola de Magistratura (Núcleo Ponta Grossa).

19/03/2012

Dr Julio

Dr Sylvio

Dr Julio assina termo de posse

DR Sylvio assina termo de posse


público presente

DR Balzer

Dr Giacoia, Dr Milton, Dr Moacir e Dr Balzer

público

público

Discurso Dr Julio

Discurso Dr Sylvio


Dr Olympio
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem