Comunicação Social do MPPR

Institucional

20/06/2013

PARANÁ – Milhares de manifestantes saem às ruas pela não aprovação da PEC 37

Veja abaixo as fotos.

Manifestantes de todas as regiões do Paraná saíram às ruas neste final de semana para pedir a não aprovação da Proposta de Emenda Constitucional nº 37, projeto que tramita no Congresso Nacional e pretende retirar do Ministério Público e de outras Instituições o poder de investigar crimes no país. Houve manifestações em cidades como Curitiba, Londrina, Guarapuava, Cascavel, Apucarana, Rolândia e União da Vitória.

Na capital, integrando as atividades do Dia do Basta - movimento social apartidário de fomento à participação política e à cidadania - o protesto contra a PEC 37, realizado no sábado (22), pela manhã, reuniu cerca de mil pessoas. Elas caminharam da Boca Maldita até a Praça Santos Andrade, no Centro, e depois seguiram em direção ao Centro Cívico. Durante a passeata, cidadãos gritaram palavras de ordem como: “PEC 37 é retrocesso, quero a votação imediata no Congresso” e “Cidadão, venha pra rua, essa luta também é sua”, chamando quem acompanhava a manifestação das janelas ou de dentro das lojas a participar da caminhada. Promotores de Justiça do MP-PR também participaram da mobilização.

Confira o vídeo produzido pelo jornal Gazeta do Povo durante a manifestação em Curitiba.

Passeatas pelo interior

Na cidade de Londrina, cerca de 15 mil pessoas participaram do protesto pacífico também realizado no sábado, dia 22, com trajeto que teve início no Calçadão, em frente ao Teatro Ouro Verde. Os manifestantes e promotores de Justiça do MP-PR saíram em caminhada pelas avenidas Higienópolis, Madre Leônia, Ayrton Senna, ruas Bento Munhoz da Rocha Neto e Humaitá.

Em Guarapuava, também no sábado, 22, pela manhã, a passeata reuniu aproximadamente cinco mil pessoas, que caminharam da Praça Cleve até a Prefeitura Municipal. O ato contou com a participação dos promotores de Justiça da comarca e de manifestantes de todas as idades.

Cascavel também reuniu aproximadamente 5 mil pessoas em protesto nas ruas, no sábado. Os manifestantes se reuniram de tarde, no Centro, em frente à Catedral Nossa Senhora Aparecida, e seguiram pela Avenida Brasil até a Prefeitura Municipal.

Ainda no sábado, 22, houve manifestações em Apucarana e Rolândia, onde a não aprovação da PEC 37 estava entre as reivindicações.

Em União da Vitória, foram realizadas manifestações contra a Proposta durante todo o mês de junho. No dia 17, uma passeata organizada pelas lideranças estudantis contou com a participação de mais de mil pessoas.

Tramitação


A Câmara Federal anunciou, no dia 20 de junho, o adiamento da votação da PEC 37, inicialmente prevista para o dia 26. O Ministério Público repudia a proposta e esperava que, além de ser votado na data prevista, o texto fosse rejeitado pelos parlamentares. A nova data para a proposta entrar em pauta ainda não foi divulgada oficialmente.

Posicionamento dos Deputados

Veja aqui como estão se posicionando os deputados federais do Paraná a respeito da PEC 37 e mande uma mensagem aos parlamentares do Estado.



Manifestação em Curitiba


Curiiba

Curitiba

Curitiba

Curitiba


Em Londrina



Londrina

Londrina

londrina

Londrina
Londrina


Em Guarapuava


Guarapuava

Guarapuava

Guarapuava

Guarapuava

Guarapuava

24/06/2013
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem