21/03/2012 - GAECO, PF, Receitas Federal e Estadual e Polícias Civil e Militar realizam operação em três estados

Data 21/03/2012 | Assunto: Institucional


O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), ligado ao Ministério Público Estadual, juntamente com as Polícias Federal, Civil e Militar e as Receitas Federal e Estadual, deflagraram às 3 horas da manhã desta quarta-feira (21), operação para desarticular organização criminosa investigada por crimes como estelionatos, falsidades material e ideológica, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro. A chamada Operação Hidra é resultado de investigações iniciadas há dois anos pela unidade do Gaeco de Guarapuava. Com a troca de informações, foi aberta investigação por inquérito na Polícia Federal.

A operação envolveu mais de 300 integrantes das instituições para cumprir 96 mandados de busca e apreensão em 19 municípios de três estados: Paraná (13 cidades), São Paulo (duas) e Santa Catarina (quatro). Nos dois últimos estados, os mandados estão sendo cumpridos pelos Gaecos ligados aos MPs estaduais.

Segundo as apurações, o núcleo da organização criminosa é formado por nove pessoas. Ela se valia da constituição de empresas em nome de laranjas. Eram feitas sucessivas alterações dos quadros societários para dificultar a apuração de responsabilidades para com fornecedores e o fisco.

Até o momento foram apreendidos computadores, documentos e dinheiro em espécie.


Para esclarecer mais detalhes sobre a operação será realizada entrevista coletiva nesta quarta-feira, às 10h30, na sede da Polícia Federal de Guarapuava (localizada em frente à Lagoa das Lágrimas).




Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR http://www.comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
http://www.comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=2286